5 DICAS ESSENCIAIS PARA ORGANIZAR A FESTA PERFEITA

Eu sei bem como é fácil cair no stress quando o assunto é organizar a festa dos sonhos. Mas sonho que é sonho não deve ser aflitivo e sim super prazeroso. E dar vida a uma festa não é coisa de outro mundo não, confia em mim! Para te ajudar a dar o pontapé inicial sem medo, eu preparei uma listinha especial. Seja a festa do seu casamento, sua festa de aniversário ou o chá de bebê. Siga estas etapas direitinho e quando você menos esperar, já terá tu-do pronto.

1. Visualize o que deseja

Parece bobo, mas se você der atenção a esta etapa, todas as outras vão fluir de forma muito mais tranquila. É preciso que você crie uma imagem exata da festa que deseja, e isto inclui número de convidados (é uma festança ou uma recepção mais íntima?), o estilo (uma festa de debutante tradicional ou temática, por exemplo), a época do ano (se chove muito, melhor optar por um lugar fechado) e seus desejos individuais, como a presença de uma banda ao vivo (o espaço vai fazer diferença!) ou um registro diferente (como uma câmera polaroid que cai nas mãos dos convidados, já pensou?). Quando você sabe o que quer, a decoração, o tipo de comida, o local que mais atende o seu interesse e todo o resto aparecem de forma mais fácil.

2. Tenha em mãos seu orçamento

É hora de colocar na ponta do lápis quanto você pode e deseja gastar. Antes de tomar qualquer decisão é preciso saber exatamente quanto você pretende disponibilizar para a festa. Um escorregão muito comum é gastar de cara com algum serviço, e depois perceber que vai ser preciso cortar itens básicos. Faça uma lista com o que não pode faltar e com o que você deseja, mas abriria mão. E se você não consegue abrir mão das lembrancinhas, por exemplo, mas já viu que para isso é preciso desapertar, que tal pensar em uma data alternativa para a festa? Uma dica: a maioria das casas de festa trabalha com valores promocionais nos dias de semana.

3. Escolha os colaboradores certos

Muito mais do que oferecer para você um serviço, é preciso encontrar aquelas pessoas que compartilhem das suas vontades e valores. É quase como se você montasse um time. Todo mundo tem que vestir a camisa para que o resultado seja um sucesso. Uma regra clara: agende reuniões tête-à-tête com todos os colaboradores. Só assim você vai perceber se eles combinam mesmo com você. Outra dica que evita arrependimentos: você acha que pode economizar um pouco aprendendo a fazer algum dos serviços ou chamando aquele primo para cuidar do som, né?

Euzinha sou super a favor do DIY (do it yourself), mas sei bem como dependendo do tipo de festa, você pode acabar não conseguindo colocar a mão na massa (casamento deixa a gente à flor da pele, por exemplo). E será que na hora h você vai ficar satisfeita com a música que o primão escolheu? Contrate profissionais qualificados, com os quais você pode contar para que tudo saia nos trinques!

Dica de ouro: faça uma listinha com todos os profissionais e seus respectivos contatos. Na semana do evento, entre em contato com eles para verificar os detalhes. Ou, caso tenha um profissional te ajudando na organização, certifique-se de que ele fará isso. Assim vocês garantem que tudo saia realmente como o esperado.

4. Força, fé e foco

Que tal guardar todas as fotos das referências que você quer que aquele profissional veja em uma pasta só? Isso vai te economizar pulinhos para São Longuinho na véspera da reunião, hein. Desta forma, sempre que tiver um encontro agendado você vai saber exatamente aonde se dirigir. Outra dica pra lá de importante: arquive as correspondências e os contratos feitos com seus colaboradores também em um lugar só.

Uma boa ideia é criar um email especial para o planejamento da sua festa, ou, se você adora celular como eu, baixar um aplicativo de organização (em breve vou fazer um post só sobre isso!).

O que não pode faltar é um cronograma. Assim você vai seguindo os passos um por um, em uma ordem lógica. O que seria isso? Nada de contratar algum serviço antes de definir a data, por exemplo. Já pensou se justo nesse dia, tal colaborador não pode te atender?

5. Personalize

Tire um tempo para sonhar acordado. É isso aí! Só assim você vai ao encontro das soluções que vão fazer a sua festa única e especial. No final das contas, a quantidade de dinheiro investido é muito menos importante do que a atenção aos pequenos detalhes. No aniversário de 15 anos da filha de uma amiga as flores vieram do sítio dos avós. Pelo espaço, além desta informação, havia ainda plaquinhas com memórias vividas pela menina lá. Lindo demais! Os convidados chegavam e já ficavam emocionados. Não preciso nem falar que a festa foi um sucesso, né?

Espero que tenha gostado das minhas sugestões. E você, tem alguma dica infalível para compartilhar?

Dona Pavão

Dona Pavão adora uma festa. Nas suas pesquisas atrás de novidades acabou criando um acervo com várias ideias. E agora, resolveu compartilhar!

Últimos posts por Dona Pavão (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *